Lima

LIMA É SEGURA?

Posted by:

|

On:

|

,

Uma das perguntas que eu mais recebo das pessoas que descobrem que eu viajei para Lima no Peru, é: a cidade é segura para o turismo?

Já temos bastante material aqui neste blog falando sobre o Peru, porém, quero dedicar as próximas linhas para escrever especificamente sobre a segurança da cidade.

Vamos começar por aspectos gerais: como toda cidade da América Latina, Lima tem um potencial de perigo que é eminente em qualquer área que você vá a qualquer momento do dia, entretanto, não é uma capital reconhecida por delitos, furtos ou violência generalizada.

Claro, se você se aventurar em áreas menos desenvolvidas ou com infraestrutura limitada, a probabilidade de ter seus pertences furtados aumenta. No entanto, se você se hospedar em bairros como Cercado de Lima, San Isidro, Miraflores ou La Punta, é bem provável que você não enfrente grandes problemas.

Já estive em San Juan de Lurigancho, uma área com mais desafios socioeconômicos, e, embora não tenha sentido medo, acabei me mudando para Miraflores devido ao desconforto. Miraflores é uma área mais rica da metrópole, com um policiamento reforçado e, portanto, oferece uma experiência turística mais tranquila e segura.

A maior parte do meu tempo em Lima foi passada em Cercado de Lima, uma região próxima ao centro, e não tive problemas. Eu caminhava diariamente para o centro e aproveitava muito o que a cidade oferecia.

Minha principal dificuldade foi com o transporte. Uma regra de ouro em grandes cidades é nunca entrar em um táxi que você parar na rua. Infelizmente, há sempre taxistas irregulares que, embora a maioria busque uma forma honesta de ganhar a vida, podem levar você a situações arriscadas.

Aplicativos como Uber e Cabify são muito eficazes e recomendados. Muitos táxis oficiais utilizam esses serviços, que fornecem informações sobre a matrícula do carro, o preço da corrida e registram sua viagem, além de identificar o motorista.

Durante o dia, passear pelo centro histórico é bastante seguro, especialmente porque a área conta com uma vigilância intensiva devido aos principais edifícios do governo. Mesmo à noite, não tivemos problemas ao visitar a região.

Acredito que o maior risco ao visitar Lima é a possibilidade de um terremoto — risos. A cidade é conhecida por seus tremores históricos que já causaram grandes desastres. Embora as últimas décadas tenham sido relativamente calmas, é sempre bom estar atento aos pontos de segurança e aos locais de encontro em prédios que você frequentar.

OUÇA NO SPOTIFY

POR FIM

Esse relato é 100% baseado na minha experiência e nas coisas que eu conheci por lá. Ninguém melhor para lhe dizer como é, do que quem foi, não é?

Quer ter uma experiência personalizada para a sua viagem e fazê-la ser ainda melhor? Me chame nas redes sociais, eu sou Bruno, assistente de viagem, e posso te ajudar em transformar a sua viagem em algo especial e feita para você!

Gostou? Nós também publicamos vários materiais em nossas outras redes sociais:

Você pode nos acompanhar em nosso Instagram, clicando aqui.

Ou, caso você goste do Youtube, pode nos acompanhar clicando aqui.

Você também encontra a Mariana e pode aprender tudo sobre finanças clicando aqui.

Ou pode me encontrar, falando todos os dias de como viajar clicando aqui.

Que tal adquirir os nossos livros?

Quais são os principais pontos turísticos da América do Sul? Clique aqui e descubra.

Você pode adquirir o nosso livro sobre viajar de motorhome clicando aqui.

Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Clique aqui.

Quer conhecer mais sobre a Western Union? Clique aqui.

Vai viajar para São Paulo e quer saber como viajar barato? Clique aqui.