Sobre o Equador, leia também:
Por que o Equador usa dólares?
Ou, quer ler tudo sobre o Equador?
Segundo o Instituto Igarapé, o Equador é o segundo país mais seguro da América do Sul, destacando a diminuição de crimes graves que afetam a integridade física e a liberdade das pessoas. Com estes dados fica claro que a questão da segurança não é desculpa para visitar esta zona do mundo. Isso não significa que algum tipo de cuidado não deva ser tomado, principalmente em Quito.
Pouco mais de 3 milhões de pessoas vivem na região metropolitana de Quito, sendo o maior centro populacional do Equador, mas longe de ser considerada uma megalópole como a Cidade do México, Bogotá, Lima ou Buenos Aires. Dentro do contexto latino-americano, podemos considerá-la uma cidade pequena.
Infelizmente, as grandes cidades latino-americanas têm a reputação de serem inseguras. Mas estará acontecendo o mesmo com a capital do Equador? Antes de analisar se visitar Quito é seguro, é preciso dizer que depende de muitos fatores. E vamos analisá-los a seguir para te ajudar a tornar sua experiência na cidade a mais positiva possível! Depois de morar mais de um ano em Quito, acho que tenho algumas dicas que podem ser muito úteis para você.
A maioria dos problemas de segurança em Quito pode ser evitada com bom senso . É a segunda maior cidade do Equador e, como qualquer grande cidade, possui áreas mais agradáveis que outras. Vamos nos concentrar nas áreas turísticas, pois é onde provavelmente você passará mais tempo.
O centro histórico de Quito é uma verdadeira maravilha. Provavelmente o mais lindo da América Latina! Está repleto de edifícios coloniais e igrejas que o deixarão sem palavras.
É, de longe, a zona mais turística de Quito. E onde há turistas, há batedores de carteira. Portanto, tenha muito cuidado com seus pertences. Você verá que há muita polícia e vigilância, pois se trata de proteger os turistas, mas desde a pandemia os roubos aumentaram na área.
O centro histórico torna-se ainda mais perigoso à noite. Isso não significa que não possa ser visitado, mas acima de tudo, tome precauções extremas, principalmente tentando evitar becos solitários ou áreas sem muita gente. Visitar o centro histórico de Quito é seguro, desde que você tenha cuidado e bom senso.
Não fui e não recomendo: Ao sul do centro histórico você encontrará o Morro Panecillo. É um dos locais mais turísticos da cidade (e também um dos mais perigosos de Quito). Meu conselho é evitar subir, pois os assaltos a turistas são frequentes.
As escadas e becos que o levarão à Virgem são solitários. E da mesma forma se decidir subir pela estrada principal, não verá um ambiente agradável. A melhor opção é subir e descer de carro para maior segurança.
Assaltos e sequestros são bem raros de acontecer na cidade, é o tipo de violência urbana praticamente inexistente para os turistas.
Quito é uma cidade grande, e os turistas não devem se preocupar muito, desde que estejam atentos e alertas, pois qualquer cidade grande que atrai turistas também atrai criminosos. Quando se trata de batedores de carteira e roubo de bolsas, você deve evitar determinados bairros e tomar os cuidados habituais, utilizando apenas táxis cadastrados. Tudo isto reduzirá significativamente o risco de se tornar vítima de crimes, incluindo assaltos à mão armada.
Se você usar o bom senso e tomar precauções, visitar Quito é seguro. É uma grande cidade latino-americana e é preciso estar atento aos possíveis perigos mencionados acima. Mas posso garantir que Quito tem muito mais coisas boas do que ruins. Não vá com medo, apenas com cautela e respeito. Você verá que a cidade e o povo de Quito vão roubar seu coração!
Com tranquilidade posso afirmar que o Equador é um país bastante seguro onde você pode viajar com tranquilidade levando em consideração alguns cuidados básicos: vamos as dicas:
- Assim como em qualquer outro lugar do mundo, caminhar sozinho à noite não é uma boa ideia, principalmente nas grandes cidades. Por isso escolha bem a localização de suas acomodações para que você possa sair para jantar e caminhar após as excursões sem preocupações.
- Vista-se com simplicidade e não leve dinheiro ou objetos de valor visíveis durante suas visitas. Dessa forma você não atrairá a atenção das pessoas erradas.
- Em locais movimentados e quando for sacar dinheiro, tome cuidado com batedores de carteira e pessoas ao seu redor.
OUÇA NO SPOTFY
POR FIM
Esse relato é 100% baseado na minha experiência e nas coisas que eu conheci por lá. Ninguém melhor para lhe dizer como é, do que quem foi, não é?
Quer ter uma experiência personalizada para a sua viagem e fazê-la ser ainda melhor? Me chame nas redes sociais, eu sou Bruno, assistente de viagem, e posso te ajudar em transformar a sua viagem em algo especial e feita para você!
Gostou? Nós também publicamos vários materiais em nossas outras redes sociais:
Você pode nos acompanhar em nosso Instagram, clicando aqui.
Ou, caso você goste do Youtube, pode nos acompanhar clicando aqui.
Você também encontra a Mariana e pode aprender tudo sobre finanças clicando aqui.
Ou pode me encontrar, falando todos os dias de como viajar clicando aqui.
Que tal adquirir os nossos livros?
Quais são os principais pontos turísticos da América do Sul? Clique aqui e descubra.
Você pode adquirir o nosso livro sobre viajar de motorhome clicando aqui.
Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre a Western Union? Clique aqui.
Vai viajar para São Paulo e quer saber como viajar barato? Clique aqui.
Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre a Western Union? Clique aqui.
Vai viajar para São Paulo e quer saber como viajar barato? Clique aqui.