Mate

TOUR DE ERVAS

Posted by:

|

On:

|

O inverno é a época ideal para visitar destinos da região mais quente da Argentina, como as Cataratas do Iguaçu ou as Cataratas do Moconá, em Misiones, e se você viajar de carro pela costa do Uruguai poderá dedicar algumas horas para uma oferta diferente e descontraída de turismo rural, que pode ser aliada à gastronomia e à história.

Espalhados por seus recantos, o visitante que chega ou passa pela província de Corrientes, no litoral argentino, encontrará estadias atraentes com diversas propostas de turismo rural.

O AMBIENTE NATURAL

O cenário natural e a paisagem encantadora que envolvem a região convidam à visita, ao desfrute e à imersão nos costumes mais tradicionais e históricos do lugar.

A proposta de turismo rural em Corrientes é variada, mas sempre gira em torno das riquezas naturais da região e da oportunidade de explorar suas águas, áreas verdes e a rica flora e fauna características da província.

UM ESTABELECIMENTO HISTÓRICO

Exatamente às margens da rodovia, cerca de 50 quilômetros antes da divisa com Misiones, já em terras avermelhadas do município de Gobernador Virasoro, encontra-se o Estabelecimento Las Marías, que há mais de cem anos se destaca como o maior produtor de infusões da América do Sul.

Todos os anos, mais de 50 mil turistas visitam a propriedade, muitos deles estrangeiros, interessados em conhecer suas instalações, trilhas naturais e vivenciar a harmonia entre o ambiente e a produção.

Com milhares de hectares de solo vermelho cobertos por matas e uma fauna costeira variada, o Las Marías se firma como um destino em movimento para quem percorre a Rota Nacional 14 e deseja fazer uma parada em meio à natureza para conhecer de perto os segredos do mate — um dos produtos mais tradicionais da cultura regional.

UMA HISTÓRIA DIFERENTE

Seguindo o mesmo percurso, chega-se à Colônia Liebig, local onde foi fundada a primeira cooperativa da região. Atualmente, é possível conhecer as primeiras máquinas, tratores e ferramentas utilizadas na produção agrícola, todos preservados e expostos na fábrica local.

A fábrica original, que hoje conta com uma moderna sala termal, mantém vivos os valores e a trajetória dos primeiros oitenta anos da instituição. A Cooperativa teve início em 1924, com a chegada de imigrantes alemães que estabeleceram ali uma colônia agrícola pioneira.

A união do espírito cooperativo trazido pelos imigrantes com a força dos crioulos da região transformou este recanto de Corrientes em um exemplo de trabalho coletivo e tradição.

Durante a visita guiada, é possível acompanhar o processo completo de produção da erva-mate, começando pelo viveiro de mudas, onde o produto é observado desde a raiz. Um dos destaques é a sala de secagem, onde a desidratação da erva é feita com fogo de lenha. A planta industrial da fábrica conta com sistemas modernos e automatizados, onde os visitantes podem observar o processo de embalagem da erva.

É um passeio alternativo pelo interior do país, ideal para quem deseja vivenciar o turismo de uma forma diferente e descobrir “um sabor diferente” da nossa querida erva-mate

POR FIM

Esse relato é 100% baseado na minha experiência e nas coisas que eu conheci por lá. Ninguém melhor para lhe dizer como é, do que quem foi, não é?

Quer ter uma experiência personalizada para a sua viagem e fazê-la ser ainda melhor? Me chame nas redes sociais, eu sou Bruno, assistente de viagem, e posso te ajudar em transformar a sua viagem em algo especial e feita para você!

Gostou? Nós também publicamos vários materiais em nossas outras redes sociais:

Você pode nos acompanhar em nosso Instagram, clicando aqui.

Ou, caso você goste do Youtube, pode nos acompanhar clicando aqui.

Você também encontra a Mariana e pode aprender tudo sobre finanças clicando aqui.

Ou pode me encontrar, falando todos os dias de como viajar clicando aqui.

Que tal adquirir os nossos livros?

Quais são os principais pontos turísticos da América do Sul? Clique aqui e descubra.

Você pode adquirir o nosso livro sobre viajar de motorhome clicando aqui.

Quer saber tudo sobre Buenos Aires? Clique aqui.

Quer conhecer mais sobre a Western Union? Clique aqui.

Vai viajar para São Paulo e quer saber como viajar barato? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *